TODOS QUEREM VIVER DO MERCADO FINANCEIRO, MAS POUCOS CONSEGUEM – ENTENDA O PORQUÊ, E CONFIRA O PASSO A PASSO BÁSICO PARA TORNAR-SE UM PROFISSIONAL.

Antes de começarmos a escrever sobre isto, propriamente dito, responda para si mesmo: qual o seu objetivo primordial dentro da análise técnica? É ganhar dinheiro rápido, sentir adrenalina ao ver um ativo oscilar freneticamente, ou estudar o movimento dos preços…Enfim, já pensou nisso? Você pode até se fazer a pergunta: O que isto tem a ver com o artigo?

Tudo!

Por definição dos teóricos, a análise técnica estuda o movimento dos preços para “prever” o desempenho futuro de um ativo.

Mas, depois de muito estudo, debruçando-se sobre o tema, concluímos que esta antiga definição, formulada por Charles Dow (criador da Teoria de Dow, base da análise técnica), não se sustenta; ninguém tem a capacidade de prever o futuro.

Se a análise técnica fosse um produto que pudesse ser anunciado em um banner ou mesmo outdoor, provavelmente, seria mais ou menos assim: ” Ganhe dinheiro rápido, fácil e em casa apenas olhando alguns gráficos!”.

E isto seria uma mentira!

Mentira? É mentira então que os gráficos funcionam?!

Não…não disse isto.

Agora é que o assunto vai ficar interessante!

Para ser um profissional de mercado, que opera utilizando a análise técnica, a pessoa precisa priorizar o estudo, para só depois visar o lucro.

E, ter um método, que também por si só não basta. Este método tem que ser exaustivamente testado e validado estatisticamente!

E que diabos o super-homem está fazendo aqui neste post?

Descrito pelo filósofo alemão Nietzsche em sua obra “AlsosprachZarathustra”, o Super-homem, é, entre muitas características, um ser em processo contínuo de superação intelectual e moral.

Tratand0-se do mercado financeiro, onde se concentram algumas das mentes mais brilhantes do mundo, o trader que almeja ser um profissional, deve ser análogo à figura do “Super-homem” para ser bem sucedido.

Tem que estar dotado de um processo contínuo de superação e desenvolvimento intelectual, psicológico e moral.

Como começar?

Vou te ensinar 5 passos que poderão a partir de agora te surpreender, e fazer toda a diferença em tua vida, e não somente como um trader profissional.

 

1º PASSO: NÃO SEJA ENGOLIDO PELOS TUBARÕES!

Assim como a história da rêmora e do tubarão é velha (a rêmora é um pequeno peixe que “gruda” na barriga do tubarão, e enquanto se alimenta dos restos que lhe escapam das mandíbulas, evita ser comida por ele), a insistência para que se utilize somente um plano de trading ao operar, pode ser considerada pré-histórica.

Ninguém pode saber com certeza, o que vai acontecer com um determinado mercado no instante seguinte.

A validação estatística do método, ou plano de trading formulado, é essencial.

Ter um plano de ataque (estratégia testada) vai permitir lidar com a incerteza, que é parte inerente do trading – afirma Joe Ross, um dos mais respeitados traders profissionais dos EUA.

Por isso a insistência e o incondicional apoio de que um método deve ser validado estatisticamente através de back-testes em estratégias diversas.

O método é o conjunto de ferramentas a serem aplicadas, incluindo as estratégias testadas estatisticamente em períodos passados.

Faça back-teste de teu método!

2º PASSO: TORÇA POR QUALQUER TIME, MENOS PARA O MERCADO FINANCEIRO!

Nada de torcer para os preços do ativo no mercado financeiro subir ou cair, ou culpar a corretora X ou a estratégia de análise técnica errada, pelos Y % de prejuízo no final do mês, ou mesmo ao fim de uma operação.

Para evitar este tipo de situação, são elaborados os planos de trading, que são os métodos formatados da forma que já delineamos acima.

Ao iniciar uma operação, o trader deve verificar a situação do mercado, via análise técnica, e análise fundamentalista, deixando de lado qualquer preconceito de que as duas não se misturam.

Para operações de swing trade e positioning trade, por exemplo, índices de ações de referência do setor, e como está a situação daquele determinado setor ao qual o ativo pertence, não podem ser desprezados. Isto é análise de fundamentos (fundamentalista). O fluxo de notícias e as recomendações das corretoras, também são um importante termômetro do upside do ativo (papel).

Mas lembre-se que a análise técnica é o teu instrumento de trabalho: priorize os sinais dados por ela.

3º PASSO: LIMITE TEU RISCO COM UM STOP E BOM SENSO.

U trader deve iniciar sua operação, já traçando uma boa estratégia de saída, e com gatilhos pré definidos a serem startados em caso de o mercado virar contra si.

Deve avaliar os riscos, antes de projetar os potenciais lucros.

Por exemplo: se planificar uma operação de trading, onde a projeção de provável lucro, for superior a três vezes o nível de teu gatilho (Stop Loss), daí para cima passa-se a considerar um bom plano de trading.

Exemplo: Stop no nível 4 e alvo de lucro no nível 14…ótimo plano, em se falando de risco versus retorno.

Existem basicamente três tipos de Stops.

a) Gráfico ( baseado em figuras gráficas e valores mínimos de um determinado candlestick);

b) De preço (baseado na exposição da carteira – quanto está disposto a arriscar);

c) Programado ( utilizando indicadores técnicos baseados na volatilidade dos preços do mercado-alguns destes indicadores, mudam automaticamente o nível de stop loss, a depender do mercado que se atue.

Através de um estudo prévio, o trader irá identificar o nível lógico de stop loss (onde a maioria coloca seu stop, e fugirá dali, colocando um pouquinho mais distante, para evitar tomar as violinadas decorrentes dos ruídos do mercado. Respeitando sempre a regra de risco versus retorno de 3 x 1; se não der, é melhor ficar de fora!

violinada

Isto é só um exemplo! Numa situação destas, não daria trade!

O trader tem a obrigação de olhar a tendência dominante no ativo dentro do time frame que irá operar, antes de iniciar a operação; isto o ajudará a definir o stop com bom senso.

Se um ativo está em tendência primária e secundária de baixa, operações contra a tendência (não recomendáveis para curto prazo), devem ser feitas com pouco capital, e gradativamente, pois, como diz o ditado: a tendência é tua amiga.

Existem mercados, nos quais não se utiliza o stop como proteção, pois a possível perda já é pré definida no início das operações (opções binárias); o stop tem que ser utilizados em todos os outros mercados onde tanto o percentual de perda ou de lucro futuros, são desconhecidos.

4º PASSO: (E MAIS DIFÍCIL): ADMINISTRE TEU TRADE.

Dentro do trade, o trader (não o de opções binárias, mas qualquer outro), agora enfrenta um dilema: embolso meu lucro, ou continuo no trade? E se subir mais?…vou me arrepender de ter saído; e se cair?…vou me arrepender de não ter saído antes. É uma luta constante consigo mesmo, a cada trade.

O que fazer?

O trader profissional segue com árdua disciplina seu plano de trading, respeitando sem repudiar, o seu stop traçado e sempre protegendo seu lucro; isto pode ser feito por stops dinâmicos também.

Sobre o stop loss, é importante ter em mente que, se o mercado se virar contra tua operação, jamais mude teu stop para um nível mais distante…isto só tornará provável que tuas perdas sejam maiores.

5º PASSO: (E MAIS DIFÍCIL AINDA): FAÇA VOCÊ MESMO!

Estou cansado de receber emails de pessoas que querem que eu opere para elas em troca de comissão. Não faço isto. Pelo menos por enquanto. Existem empresas gestoras de capital, que o fazem à moda delas.

Voltando…

Pensou melhor na primeira pergunta do artigo?

Quais são os teus objetivos dentro da análise técnica?

Ser um trader profissional requer muito empenho e proporcional estudo que, conforme a experiência, vai representar muito mais do que cinco passos básicos.

A tarefa não é fácil.

Superar metas, no entanto, é característica potencial do ser humano esforçado e que quer ganhar dinheiro operando como um trader profissional.

Uma vez conquistada esta característica, o sucesso está na alça de mira!

Portanto, corra atrás de teus objetivos, busque e supere metas, desfrute de teus lucros e CONQUISTE TEUS SONHOS!

INDEPENDÊNCIA PESSOAL E FINANCEIRA!

Prá cima e avante!

 

NÃO DEIXE DE COMPARTILHAR E COMENTAR! Tua opinião é importante para mim.

Dock

 

 

 

13 Comentários em:
EU SOU TRADER! VOCÊ TEM CERTEZA DISTO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte de NOSSA LISTA VIP!
Pepperstone Group Limited