PITADAS DE OPERAÇÕES

Temos certeza de que você já está cadastrado em uma de nossas corretoras, e já tem acesso à área exclusiva de nosso site com as melhores estratégias operacionais deste mercado, e já sabe operar.

Mesmo assim, vamos fazer nas próximas linhas, exercícios mentais de operações, montando em nossas mentes uma operação “fictícia” em detalhes.

Pode parecer muito lúdica esta prática, mas acreditem, esta é a lição de casa de todo Trader bem sucedido. Chamamos a isto de Programação Mental do trade.

thinkerthings-150x150É uma espécie de Programação Neurolinguística, onde nós deixamos nossa mente preparada para situações inusitadas e situações do dia a dia que podem ocorrer dentro de um dia de trabalho.

Se você não aceita esta ideia de Programação neurolinguística, não tem problema.

Vamos encarar então, este exercício, como uma programação de um dia de trabalho! Como fazemos em qualquer atividade de nossas vidas.

Uma vida sem planejamento, é uma vida que vai a matroca.

No nosso caso em particular, o de planejar uma operação de trade, isto é comum entre os profissionais mais bem sucedidos, como já o dissemos antes.

Vamos à prática.

O que fazer primeiro?

Bem. Se você não tem ideia ainda de que ativos operar, este é o seu primeiro passo.

A ESCOLHA DO ATIVO

Entre tantas corretoras existentes, temos mais de 400 ativos para operarmos, para início de conversa.

Eu vou operar com todos eles indiscriminadamente todo dia então?

É claro que não. A escolha do(s) ativo(s) que nós vamos operar, tem que seguir alguns critérios, ora objetivos e ora subjetivos.

Por exemplo: eu gosto do par EUR/USD e do par USD/JPY, para operações que são realizadas em momentos distintos dentro do dia de trabalho. O EUR/USD, é melhor de ser operado entre as 09:00 e 14:00 no Brasil. O par USD/JPY ou mesmo o EUR/JPY são mais interessantes após as 20:00.

Por quê?

Porque tem uma volatilidade mais útil! Seus movimentos são mais uniformes e direcionais. Estes são critérios objetivos.

carro-em-outoAgora, eu também gosto de operar Ouro, e não tenho um horário específico para este ativo; opero o Ouro, pois para mim ele simboliza riqueza, é desejado por todo mundo, é exótico, etc…assim como o petróleo! Me sinto um magnata comprando e vendendo petróleo. É claro que estes são exemplos, mas é assim mesmo que escolhemos um ativo quando analisamos sob o prisma subjetivo dos critérios estabelecidos.

De uma forma ou outra, o Trader terá que fazer esta escolha sempre. Isto é muito importante.how-to-trade1

Então, depois que nos identificamos com “nossos ativos”, teremos que identificar uma característica muito particular em cada um de nós, que é saber: eu sou um Swing Trader ou sou um Day Trader? Ou será que sou um Scalper?

Neste momento, não iremos nos deter muito nestas definições, para não fugir ao escopo do artigo. Mas, é importante que saibamos a diferença entre um e outro, e não é difícil de se encontrar estas definições pela internet e compreendê-las.

A propósito, estas definições, são definições do mercado financeiro, e não exclusivas do mercado de Opções Binárias.

Mas precisamos ter isto bem definidos para nós mesmo.

Então, já sei.

  • Sou um Day Trader, pois vou entrar e sair numa operação no mesmo dia.

Vou operar com o EUR/USD pois os horários úteis de operação, são mais adequados a mim.

  • Ah! Também já defini que vou operar com a modalidade de “opções digitais”! A aba comum a todas as corretoras; estarei operando num prazo acima de 5 minutos e até 30 minutos no máximo, para expirar a opção.
  • Ah! Estarei utilizando a janela temporal (time frame) M5!

Preciso analisar para saber se existe opção binária a ser operada, aberta com estes parâmetros na plataforma de minha corretora.

  • Constatei que existe. Então vamos lá operar.

Lembrem-se de que isto é um exercício mental!

Obviamente, que eu já estava com minha plataforma Metatrader4 aberta no ativo escolhido e usarei a janela temporal de 5 minutos, pois é a mais adequada para os prazos de expiração da opção (5 a 30 minutos), como já disse.

No Metatrader, constatei que o ativo depois de subir bastante nos momentos anteriores, encontrou resistência no nível 1,37322 e começou a cair; fico de olho para ver se ele irá vir para baixo da média móvel, o que significa que poderá iniciar um movimente descendente.

Clique na imagem para ampliar.

 

Meta1

Antes de chegar à média móvel, percebemos que os candlesticks de 5m começaram a fazer uma pequena congestão. Isto significa indecisão no mercado, e os preços poderão a qualquer momento, romperem para cima ou para baixo; quando os candlesticks abrem-se e fecham em um mesmo nível aproximado por mais de três figuras, estabelecemos este nível como importante. Podendo ser Suporte ou Resistência.

  • Traçamos no gráfico uma pequena reta vermelha, representando então este Suporte; olhem à extrema direita do gráfico.

Esperamos o que sucederá com a próxima vela, e decidimos que se ela abrir abaixo deste linha vermelha, teremos uma oportunidade de Put que poderá nos dar resultado positivo.

Na plataforma de operações da corretora, percebo que a opção está fechada, e somente abrirá novamente daqui a três minutos, com expiração de 15 em 15 minutos.

O que fazer?

  • Esperar. E assim que a opção para os próximos 15 minutos abrir, o que faço? Imediatamente estabeleço a quantia que será investida nesta operação (insiro na plataforma o valor de 15$ por exemplo); clico em PUT e fico somente esperando a próxima vela do Metatrader se abrir.

Pronto!  Abriu um candlestick um pouco acima do nível de Suporte traçado anteriormente.

Clique na imagem para ampliar

 

Meta2

Que faço?

  • Deixo os minutos correrem, e assim que os preços dentro desta vela passarem abaixo da linha vermelha do Suporte.
  • Aí, imediatamente dou o Start na operação (nível da seta verde), e fico aguardando os próximos 11 a 12 minutas que faltam para esta opção expirar.

Vejam a conclusão de nossa operação no gráfico abaixo; é importante notarem que, a média também se inclinou para baixo durante este período, embasando nossa operação como positiva.

Clique na imagem para ampliar.

Meta3

 

O círculo azul, mostra onde os preços estavam quando a opção expirou. Vencemos então esta operação de Put.

Este é um exemplo claro de uma operação de ROMPIMENTO DE SUPORTE ou RESISTÊNCIA, e um método de trader que mais lucro dá!

  • PASMEM! É MUITO SIMPLES!

Para chegarmos a este nível de análise mental de uma operação, é preciso muito estudo de análise técnica e treino! Não estou exagerando quando digo muito estudo. É necessário muito estudo mesmo, via de regra a leitura de uns três livros de análise técnica, e o estudo dos gráficos, quando o mercado está aberto, por meses.

 Além do quê, é necessário que se faça muitas Operações Simuladas.

Então até o próximo artigo, onde iremos continuar com nosso exercício mental em outras modalidades mais simples de se operar.

 

13 Comentários em:
Como operar com Opções Binárias – Parte 4.

  • De gafanhoto para Mestre, tem os percalços dos desafios de uma longa estrada a ser percorrida. As 4 partes do artigo em tela são detalhadas com explicações que somente a maestria de um verdadeiro profissional pode ensinar. Parabéns e obrigado, Dock.

  • Caramba, Dock! Este é um presente de Natal e tanto! Grato e um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.

    • Isto é uma pequena mostra do que temos guardado; deixando a modéstia de lado, procuramos disponibilizar de uma forma ou outra, nosso melhor, e buscando melhorar a cada dia.

  • Olá Dock, vc acho que me conhece um pouco mais pelos emails e quase nunca por comentar artigos, mas este eu fiz questão de emitir um comentário, apesar do atraso na resposta pelo artigo para mim enviado ano passado. Como afiliado, seguidor e não sei se é a palavra certa, acompanhador do seu trabalho(e isto não é ser puxa saco ou como dizem baba ovo, né?), mas me lembra um bordão famoso este artigo do escolatrader : ” Mata a cobra e mostra o pau”.
    Caro amigo, escolatrader não é escola de formação de Traders e sim uma Faculdade ou Universidade de Medicina, porque além de mostrar a cobra, vc mostra a ferramenta e ainda faz á autópsia (em nestes casos vamos pra aula na área exclusiva para saber os detalhes), e isto sim eu credibilizo como apresentar um trabalho bem feito com perfeição e dignidade e gosto pelo que se faz.
    Me desculpe se me alonguei, mas novamente, parabéns pelo trabalho e nunca pare em continuar nos passando consistência, sabedoria e a experiência em desta sua carreira vitoriosa(tanto profissional quanto empresarial). Um forte abraço.

  • Olá Dock, parabéns,aprendi muito com essa aula no gráfico, gostaria de saber quais livros você recomendaria sobre analise técnica, obrigado e mais uma vez parabens.

  • Gostei muito da aula de como operar opções binárias
    Pois eu ainda sou novato nisto mas gostaria de aprender
    Gostava de saber o que você acha da plantaforma PLUS 500
    Fico agradecido com a sua resposta
    Obrigado

    • Esta corretora não opera no Brasil. Então não tenho parâmetros, pois nem conseguimos abrir o site dela aqui.

  • Estou gostando muito das aulas fazem uns dez dias que que comecei a treinar depois vou te perguntar sobre algumas operadoras que utilizo.Mas eu gostaria mesmo de saber qual o melhor tipo de gráfico para operar por minuto: o de velas ou de linhas? e se é valido eu dobrar o valor sempre que eu perco a operação? obrigado um abraço e fico aguardando sua resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte de NOSSA LISTA VIP!
Pepperstone Group Limited